Queridos Sambistas, sejam sempre bem vindos ao nosso Blog! Navegue, divirta-se e fique á vontade para críticas e sugestões!!!

quinta-feira, 26 de maio de 2011

VI Prêmio Africa Brasil 2011

Gisa Oliveira e o Rei Adekunle Aderonmu 
Como acontece todos os anos há 6 edições, o Prêmio Africa Brasil 2011 aconteceu no Clube Hebraica de São Paulo, realizado pelo Centro Cultural Africano, Organização sem fins lucrativos, fundado em 1999 pelo Nigeriano Otunba Adekunle Aderonmu (foto ao lado), com a missão de forlacer os laços entre Brasil e Africa.


Este ano o evento aconteceu no dia 25 de maio em comemoração ao "Dia da Luta pela Independencia da Africa" - instituído pela Organização das Nações Unidas - ONU em 1972, do qual nosso Embaixador é Edson Arantes do Nascimento.



Gisa Oliveira e Wilson Simoninha.
Durante o Evento passaram várias personalidades como a Repórter da TV Globo Maria Julia Coutinho, Wilson Simoninha (foto ao lado), o Grupo Negritude Junior, Apresentador Evaristo de Carvalho da 105FM, Sandrinha Sargentelli, Embaixadores de Cabo Verde, Angola, Nigéria, Namibia e Senegal, Deputados, Vereadores e Jornalistas.


Meus agradecimentos ao Centro Cultural Africano por sempre se lembrar do Programa Comunidades dando importância a nossa ligação Brasil Africa através da cultura.
Organizadores da 1a Expo Raça 2011 e Gisa Oliveira.

Apresentador da Rádio 105fm, Sr Evaristo de Carvalho com Gisa Oliveira.
Embaixadores Africanos com o Rei Adekunle do Centro Cultural Africano.





segunda-feira, 23 de maio de 2011

Tom Maior em LUTO!

Hoje a Escola de Samba Tom Maior amanheceu de Luto...

Seu Presidente Marko Antonio da Silva, 44 anos, faleceu após ficar mais de um mês internado com uma complicação no estômago, decorrente de uma Leucemia que lutava desde o começo desse ano.


Gisa Oliveira no ensaio da Tom Maior, com o Presidente Marko Antonio da Silva.
O velório acontece a partir das 15h na quadra da Tom Maior, que fica na Barra Funda. O enterro não tem horário previsto, mas será no cemitério Jardim das Flores, localizado na região do Morumbi.

Em 2011 a Tom Maior saiu na avenida com o enredo sobre São Bernardo do Campo e ficou em 9o lugar no Carnaval Paulista do Grupo Especial.


Meus sentimentos a toda a Agremiação e Familiares!


Escola de Samba Tom Maior:
Rua Sérgio Tomaz 622 - Barra Funda
Travessa da Marques de São Vicente

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Lei Áurea e Preto Velho!

    Aos supersticiosos uma sexta feira 13 significa dia de azar, eu já penso pelo outro lado da história principalmente porque hoje não é uma sexta feira 13 qualquer, afinal de contas dia 13 de maio comemoramos o Dia da Abolição, Lei Áurea, Movimento Abolicionista, Libertação dos Escravos, Lei do Ventre Livre, enfim cada um pode chamar do jeito que achar melhor, mas foi lá em 1888 no dia 13 de maio que Princesa Isabel assinou a Lei Áurea, e isso não é mais importante que achar que vai cruzar com um gato preto e vai ser um dia de azar? Afinal de contas ESTAMOS LIVRES...uhúúú....rsrsrs



   Hoje também homenageados pela Umbanda são os Preto Velhos, espíritos da sabedoria, humildade e paciência. Pretos Velhos são espíritos que se apresentam em corpo fluídico de velhos africanos que viveram nas senzalas, majoritariamente como escravos que morreram no tronco ou de velhice, e que adoram contar as histórias do tempo do cativeiro. Sábios, ternos e pacientes, dão o amor, a fé e a esperança aos "seus filhos".
Os Pretos Velhos incluem os Tios e Tias, Pais e Mães, Avôs e Avós todos com a forma do idoso, do senhor de idade, do escravo. Sua forma idosa representa a sabedoria, o conhecimento, a fé. A sua característica de ex-escravo passa a simplicidade, a humildade, a benevolência e a crença no “poder maior”.


   Como homenagear os queridos pretos velhos no dia 13 de maio? Faça uma prece singela ou acenda uma vela branca. Mantenha sempre uma vibração de paz e concórdia. Ame e compreenda seus irmãos e se liberte dos véus da ignorância e do egoísmo. Não há felicidade suprema sem transformação para o Bem!



   Salve meu Pai Joaquim e todos os Orixás!


   Bom Final de Semana á todos!!!